APRESENTAÇÃO
SOBRE O LABORATÓRIO

QUEM SOMOS

Este Laboratório foi fundado em 1929 pelo Prof. Oswaldo Lange, um dos pioneiros no exame de líquido cefalorraquidiano (líquor) no Brasil. Foi o primeiro laboratório no Brasil e nas Américas a dedicar-se exclusivamente ao estudo do líquor.

Lange estabeleceu desde o início um vínculo muito forte entre seu laboratório e as atividades acadêmicas que exercia na atual Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). De suas publicações e de seu empenho pessoal resultou a sistematização do exame de líquor em moldes semelhantes aos atuais: exame compreendendo um conjunto de reações e não reações isoladas.

Em 1960, assumiu a chefia do laboratório o Prof. Spina França, com enorme brilhantismo e dedicação até seu falecimento em 2010. Exerceu também, em paralelo às atividades deste Laboratório, as funções de docente de neurologia na Faculdade de Medicina da USP, da qual foi Prof. Titular por 10 anos. Ampliou a abrangência do exame de líquor e  padronizou um rigoroso controle de qualidade em todas as reações. Ênfase especial ao estudo da eletroforese das proteínas do líquor, que introduziu no Brasil. Contato e colaboração permanentes com laboratórios do exterior, em especial com Armand Löwenthal e Denise Kacher que conceituaram e padronizaram a pesquisa de bandas oligoclonais em doenças desmielinizantes do sistema nervoso.
O Prof. Spina França deixou-nos em 2010.

Em 1970, entrou para a equipe do laboratório, atualmente como sócio-diretor, o Dr. José Antonio Livramento. Prof. Docente Livre da Faculdade de Medicina da USP, chefia o atual Laboratório de Investigações em Neurologia (LIM 15) da Faculdade de Medicina da USP desde há cerca de 25 anos. Desenvolveu estudos sobre aspectos laboratoriais de doenças parasitárias tropicais, particularmente da esquistossomose e da cisticercose do sistema nervoso e as padronizou na rotina diagnóstica do líquor (http://lattes.cnpq.br/0467106463054466). 

Em 1976 passou a participar da equipe também o Dr. Luís dos Ramos Machado, atualmente como sócio-diretor. Pendor muito acentuado para a clínica neurológica e para  o impacto do exame de líquor no diagnóstico das doenças do sistema nervoso. Atividades docente e de pesquisa intensas no Departamento de Neurologia da USP de 1981 a 2016. Atividade assistencial  também muito intensa no Ambulatório de Doenças Infecciosas do Sistema Nervoso e na enfermaria da Divisão de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP desde 1976 até 2014 (http://lattes.cnpr.br/1978144113785412). 

Desde 2018, participa da equipe do Laboratório Spina França também o Dr. Alexandre Shoji, na qualidade de sócio. Foi Residente de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP. Posteriormente dedicou-se à psiquiatria, tendo feito Residência de Psiquiatria na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente exerce atividades docentes para residentes da mesma Instituição. Fez dois anos de estágio em neurociências aplicadas às doenças psiquiátricas em Amsterdam, Holanda.

MISSÃO

Oferecer às pessoas recursos diagnósticos de elevada qualidade e precisão comprovada através do exame de líquor principalmente na área da neurologia. 


VISÃO

Ser um centro de referência tanto na coleta e nas técnicas laboratoriais quanto na interpretação dos resultados do exame de liquor. Esta visão tem como base um sólido conhecimento de clínica neurológica aliado a uma grande experiência laboratorial. 

Proporcionar aos médicos e clientes subsídios para avaliação crítica das hipóteses diagnósticas que ocasionaram a solicitação do exame de liquor. 

Participar da formação de neurologistas e neurocirurgiões do Brasil e do exterior na área de diagnóstico laboratorial através do exame de liquor. 


VALORES

Atendimento profissional
Respeito e gentileza
Compromisso com a saúde e bem estar do paciente
Ética
Competência
Foco na busca do diagnóstico
Atualização, conhecimento e rigor técnico.   


Praça Amadeu Amaral 47 Conj. 33 - Bela VIsta - São Paulo - SP - CEP 01327-010 Tel.: (11) 3149-6600 / 94472-8821
Clique para ampliar +