INFORMAÇÃO AO PACIENTE
O EXAME DE LÍQUOR É PERIGOSO?



O exame de líquor NÃO É UM EXAME PERIGOSO desde que seja bem indicado (por isso o exame só pode ser feito com pedido do médico) e quando for feito por profissional competente.

  • atendendo a uma recomendação expressa da Academia Brasileira de Neurologia, atualmente só se faz colheita de líquor na região lombar, a não ser em situações muito especiais e muito raras. Na região lombar, a punção não traz riscos ao paciente.
  • todas as informações quanto à punção constam do Consentimento Livre e Informado (CLI) que, por lei, deve ser apresentado ao paciente e por ele assinado antes da colheita do líquor.
  • alguns pacientes consideram a CLI algo “terrorista”. De fato, ao contrário do velho hábito de esconder dados menos convenientes por vezes cultivado entre nós, as informações contidas nesse documento são completas e verdadeiras, ainda que apresentadas de modo talvez demasiado direto e fora de contexto. Isso pode induzir a interpretações inadequadas, causando ao paciente apreensão injustificada.
  • as complicações sérias são descritas apenas para a punção cisternal (ou suboccipital), que, como foi dito, só é feita excepcionalmente em nosso laboratório e por solicitação expressa do médico assistente.
  • o médico que vai realizar o exame estará sempre à disposição para esclarecer dúvidas do paciente.

Voltar


Praça Amadeu Amaral 47 Conj. 33 - Paraíso - São Paulo - SP - CEP 01327-010 Tel.: (11) 3149 - 6600 Fax.: (11) 3149 - 6609
Clique para ampliar +